As redes sociais são atualmente sem sombra de dúvidas o maio instrumento de troca de informações existente no mundo, sua velocidade e sua praticidade possibilitar a interação em instantânea entre usuários do mundo todo.
A importância da internet é atualmente indiscutível, a sua relevância para o mundo, o seu efeito multiplicador, o seu uso universalizado por sites, blogs, redes sociais, aplicativos entre tantas outras artimanhas proporcionadas por ela. Porém, "nem tudo são flores" o uso indevido deste que hoje pode ser chamado de elemento de integração social, vem causando diversos danos sociais, econômicos e por que não dizer até financeiros?
Recentemente, vivenciam-se os bullyies, realizado por indivíduos ou grupos que manifestam seus desafetos por uma determinada pessoa ou grupo, configurando crimes passiveis de penalidades. Uma vez que, com a crescente da internet, já existe um ramo do direito especializado em julgar casos relacionados a internet, que vão desde crimes contra o consumidor até abusos realizados contra pessoas físicas.Entretanto, hoje, a intenção é falar de um fenômeno que cresce assustadoramente no Brasil, as redes sociais, que nada mais é do que grupos de indivíduos que se reúnem para compartilhar informações, manifestando desejos e necessidades, opinando sobre fatos e acontecimentos, interagindo com outros indivíduos de forma rápida.
Diante disso, as empresas tem se voltado a primeiramente entender este "fenômeno", posteriormente adotando práticas de marketing que possam se disseminar na mesma velocidade nestes grupos, sendo capazes de comercializar seus produtos e serviços nestas redes. Os departamentos de marketing das empresas redobram seus esforços para mapear o que é esse cliente internauta.
Autores especializados no assunto "carinhosamente" o chamam de modelo de marketing viral, termo ainda questionável, mas que merece muito atenção, já que cresce a importância dos profissionais especializados em redes sociais e em suas particularidades para o mundo empresarial. De certo mesmo é que esse é o marketing de boca, repaginado para o século XXI.
Uma outra curiosidade é que várias empresas já adotam as redes sociais como uma espécie de E-CRM(sigla para fazer um comparativo, com o CRM tradicional) recolhendo das redes sociais informações relevantes para o seus ramos de negócio, é um tentativa de mapear o perfil de consumidor existente, criando consequentemente produtos e/ou serviços suficientemente capazes de atender a tais exigências.
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