quinta-feira, 29 de março de 2012

Atividade de Atualidades - Asmulheres no mercado de trabalho

29/03/2012 - 17h39
Associação de Mulheres Empreendedoras assina acordo com a ONU

A AME (Associação de Mulheres Empreendedoras) – entidade sem fins lucrativos que atua com ações para valorização da mulher no mercado de trabalho e na sociedade – acaba de assinar um memorando de entendimento com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), órgão ligado à ONU (Organização das Nações Unidas).

No documento, a associação se compromete publicamente a desenvolver e contribuir com atividades no Brasil em três áreas: promover os direitos das mulheres; fortalecer o empreendedorismo e a independência financeira das brasileiras de baixa renda; e desenvolver ações conjuntas para oferecer oportunidades para mulheres em situação de violência doméstica e vítimas de violência urbana.

A AME entregou também ao representante do PNUD e coordenador do Sistema ONU no Brasil, embaixador Jorge Chediek, um documento com a adesão de várias empresas brasileiras ao Pacto Global das Nações Unidas. Trata-se de uma proposta voltada a estimular as corporações a adotar políticas de responsabilidade social e de sustentabilidade.

O Pacto Global prevê a adoção de dez princípios por parte da comunidade empresarial, relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção.

“O empoderamento das mulheres e o engajamento da sociedade aos princípios de responsabilidade social e de sustentabilidade estão entre as prioridades do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon”, destaca Chediek. “A missão da família da ONU aqui no Brasil também é contribuir para que, cada vez mais, empresas, organizações e pessoas adotem e respeitem estas iniciativas”, conclui o coordenador da ONU no Brasil.

Compromisso com ONU Mulheres

Também no sentido de mobilizar as empresas brasileiras a promover um ambiente de trabalho mais justo para mulheres, a AME entregou um documento para Rebecca Tavares, representante da ONU Mulheres no Brasil, com a adesão de diversas companhias instaladas no País aos Princípios de Empoderamento das Mulheres. Este último, uma iniciativa criada pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global das Nações Unidas, em 2010, por meio do qual os líderes de organizações de todo o mundo se comprometem a implementar práticas e políticas para promover a equidade de gênero e o empoderamento das mulheres nas corporações, no mercado de trabalho e na sociedade.

“Nos últimos meses, temos feito um trabalho no sentido de conscientizar os presidentes das empresas brasileiras a aderirem aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU”, afirma a vice-presidente da AME. “Queremos que o Brasil seja um dos países com o maior número de organizações que aderiram a esses Princípios. E a AME assumiu um compromisso público de contribuir para que as empresas cumpram as diretrizes. Para isso, vamos montar uma rede para troca de informações e promoveremos eventos periódicos”, complementa Karina.

Atualmente, 42 empresas brasileiras já aderiram aos Princípios de Empoderamento das Mulheres. Com isso, o Brasil está em terceiro lugar no ranking de países com maior número de participantes do pacto, atrás apenas de Espanha e Japão.

FONTE:http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=408003

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.