quinta-feira, 12 de abril de 2012

Memes de Internet


O termo fenômeno da Internet (português brasileiro) ou fenómeno da Internet (português europeu), um tipo de meme, refere-se a uma série de pessoas, vídeos, imagens, canções, fatos etc. que se popularizaram primordialmente na Internet, tornando-se verdadeiras celebridades instantâneas. Tal fato se torna cada vez mais comum graças à solidificação da chamada Web 2.0. Uma vez notórios na Internet, passam então a figurar nos demais meios de comunicação, como programas televisivos e revistas semanais e, em alguns casos, pessoas chegam até mesmo a alcançar fama e reconhecimento em outras mídias, como imprensa escrita e televisão.
A expressão "Meme de Internet" é utilizada para descrever um conceito que se espalha através da Internet. O termo é uma referência ao conceito de memes, embora este conceito se refira a uma categoria mais ampla de informações culturais.

Descrição

Na sua forma mais básica, um Meme de Internet é simplesmente uma ideia que é propagada através da World Wide Web. Esta ideia pode assumir a forma de um hiperlink, vídeo, imagem, website, hashtag, ou mesmo apenas uma palavra ou frase. Este meme pode se espalhar de pessoa para pessoa através das redes sociais, blogs, e-mail direto, fontes de notícias e outros serviços baseados na web tornando-se geralmente viral.
Um meme de Internet podem permanecer o mesmo ou pode evoluir ao longo do tempo, por acaso ou por meio de comentários, imitações, paródia, ou mesmo através da recolha de relatos na imprensa sobre si mesmo. Memes de Internet podem evoluir e se espalhar mais rapidamente, chegando às vezes a popularidade em todo o mundo e desaparecendo tudo em poucos dias. Eles estão distribuídos de forma orgânica, voluntariamente, e peer-to-peer, ao invés de por meio predeterminado ou automatizado. Uma importante característica de um meme é pode ser recriado ou reutilizado ou por qualquer pessoa.
Seu rápido crescimento e impacto chamou a atenção de pesquisadores e da indústria. Os pesquisadores criaram modelos para explicar como eles evoluem e prever quais os memes que vão sobreviver e se espalhar pela web. Comercialmente, eles são usados ​​ativamente no marketing viral, visto como uma forma livre de publicidade de massa. A comunidade da Internet em si tem cultivado métodos para estimular a geração e a divulgação de memes bem sucedidos (exemplos: TED Talks, digg, hashtags)
O termo "meme" foi cunhado por Richard Dawkins em seu best-seller de 1976 "The Selfish Gene" ou "O Gene Egoísta".

Tipos

Seria impossível listar aqui todos os memes existentes, mas existem sites dedicados a isso, como é o caso do Know Your Meme, que tenta explicar a origem dos memes, o seu uso e a sua evolução.

Desenho

Esse tipo de meme é um desenho, geralmente em preto e branco. Alguns são caricaturas, como o Trollface, alguns são "homens palitos", como o Fuck Yeah, e alguns são claramente uma fotografia adaptada para um desenho, como o Are You Serious Face

Frase

Geralmente acompanhada de um desenho, as frases são sujeitas à alterações e trocadilhos. Um exemplo é o Forever Alone, usado em situações de solidão ou desapontamento com a vida, que pode se tornar Forever a Scone, para efeito humorístico.



Um comentário:

  1. Cada meme da internet foi criado por uma pessoa diferente e foi ficando popular na internet, por meio de blogs, paginas no Facebook,entre outros por mostrar situações engraçadas ou simplesmente normais que vivemos no dia a dia, de uma forma menos formal. E isso virou popular pois é muito criativo. Muito interessante essa postagem :D

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.