sábado, 24 de novembro de 2012


Inhotim celebra o centenário de John Cage

]
   O Instituto Inhotim dá continuidade ao Ciclo de Música Contemporânea, celebrando um dos mais influentes artistas do século XX, John Cage. Neste concerto, que marcará 100 anos do seu nascimento e 20 anos de sua morte, serão apresentadas obras de vários períodos de sua produção musical. Os programas do Ciclo são interpretados pelos grupos Sonante 21 e Grupo de Percussão da Universidade Federal de Minas Gerais, e conduzidos e dirigidos por Fernando Rocha.
 A obra e influência  de John Cage foram muito além do campo da música e refletiram em diversos movimentos artísticos. Cage foi pioneiro na criação musical ao introduzir a percussão na música de concerto e utilizar recursos eletrônicos. Diversas inovações feitas por ele são amplamente difundidas na criação musical e artística contemporânea, como uso de ruídos e silêncio na composição, aspectos visuais na sua performance, a organização de “happenings” e eventos multimídia e o acaso no processo de criação e apresentação. Em alguns momentos sua obra também questiona o próprio conceito de obra de arte.

A apresentação do Ciclo de música contemporânea traz algumas das pecas mais importantes de Cage como Terceira Construção (1941); Credo in Us (1942); 4'33" (1952); Aria (1958) e 'But what about the noise of crumpling paper...' (1985). O Ciclo de Música Contemporânea intregra o projeto Inhotim em Cena, que tem o patrocínio da Vivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.