sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba

Considerada um dos maiores eventos do segmento da América Latina, a 6ª VentoSul – Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba será realizada de junho a dezembro de 2011. Ao todo, serão sete meses de programação, que incluirá palestras, mesas-redondas, exposições, cursos, oficinas, mostra de filmes, performances, interferências urbanas e residência artística, ocupando os principais espaços culturais de Curitiba.

A mostra, que irá reunir obras de artistas de países de cinco continentes, também prevê a realização de atividades nas cidades de Brasília (DF), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Belo Horizonte (MG), Londrina e Cascavel (PR) e Florianópolis (SC).

A Bienal se desenvolverá com o conceito curatorial "Além da Crise". A 6ª edição terá como curadores gerais os experientes críticos de arte Alfons Hug (Bienal de São Paulo, Bienal do Fim do Mundo, na Argentina) e Ticio Escobar (Trienal do Chile, Bienal de Valência, na Espanha). Como responsáveis pela co-curadoria, as críticas de arte Adriana Almada e Paz Guevara. A Bienal conta ainda com os curadores convidados Alberto Saraiva, Artur Freitas, Eliane Prolik e Simone Landal. Para a curadoria do Projeto Educativo foram escolhidas as especialistas Denise Bandeira e Sônia Tramujas.

<< Projeto Educativo >>

Objetivando permitir o aproveitamento máximo do público de todas as idades e a exploração do potencial educativo da Bienal, será desenvolvido um completo projeto educativo, que abrange desde medidas de ação inclusiva, cursos de capacitação de professores, monitores nos espaços expositivos, visitas monitoradas e até publicações voltadas a professores e monitores, entre outros. A curadoria será das professoras de arte Denise Bandeira e Sônia Tramujas.
Artistas confirmados

Além de uma lista de artistas já confirmados, que inclui nomes de destaque como Neville D’ Almeida (Brasil), John Bock (Alemanha), Darren Almond (Inglaterra), Boris Mikhailov (Ucrânia), Danica Dakic (Bósnia), Gutiérrez + Portefaix (Hong Kong), Adonis Flores (Cuba), Ricardo Lanzarini (Uruguai), Liliana Porter (Argentina), George Osodi (Nigéria) e Mark Lewis (Canadá), entre outros, a 6ª VentoSul já confirmou a participação dos artistas curitibanos: André Rigatti, C.L. Salvaro, Fábio Noronha, Felipe Scandelari, Fernando Burjato, Lívia Piantavini e Rimon Guimarães. A Bienal contará ainda com a participação de obras do artista Raul Cruz (já falecido) e uma seleção de obras de Alfredo Andersen, considerado o pai da pintura paranaense.


 www.bienaldecuritiba.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.