quinta-feira, 10 de maio de 2012


 INHOTIM E BRUMADINHO


O Instituto Inhotim ou apenas Inhotim é um centro artístico cultural localizado na cidade de Brumadinho a aproximadamente 60km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. O Instituto reúne obras contemporâneas feitas por artistas de diversos países que refletem a sociedade moderna. O grande objetivo de Inhotim é aproximar a arte das pessoas.
   Inhotim foi idealizado por um empresário chamado Bernado Paz em 1980, e depois da visita de um famoso paisagista, Roberto Burle Marx, o projeto cresceu, modificou-se e ganhou vida. Foi então que, em 2002, foi fundado o Instituto, porém apenas em 2006 foi de fato aberto ao público. Apresenta 97 hectares de área que abrigam um grande acervo de obras de arte e esculturas ao ar livre, além um jardim botânico que apresenta mais de 4.000 espécies de plantas. É possível também encontrar dentro do Instituto uma loja que possui uma grande variedade de objetos que se inspiram nas obras de arte, como brinquedos, presentes, decorações, bebidas e doces regionais.
   Inhotim se preocupa com o desenvolvimento de Brumadinho que ainda possui uma grande desigualdade social e serviços públicos que trabalham em condições precárias, por isso possui projetos que estão ajudando a melhorar a vida da comunidade em que está inserida. Projetos, por exemplo, que ajudam na formação de jovens com conhecimento nas áreas ligadas ao meio ambiente e às artes, além de outros que estão ajudando a movimentar a economia da região.
   Inhotim trouxe muitos benefícios à região de Brumadinho, dentre eles o crescimento do turismo, já que pessoas do mundo inteiro o visitam atrás de mais cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.