quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dólar acumula ganhos de 5,79% frente ao real em maio

Quinta-feira, 31 de maio de 2012 18:31 BRT
 
O dólar fechou em leve alta ante o real nesta quinta-feira, acompanhando principalmente o cenário externo. Em maio, a moeda norte-americana acumulou valorização significativa de 5,79 %, mês que também voltou ao patamar de dois reais, em função de uma piora do quadro internacional e de especulações.
Trata-se do terceiro mês seguido de alta do dólar frente ao real. Entre março e maio, a divisa teve alta de 17,3 %, levando o acumulado do ano a uma alta de 7,97 %. No curto prazo, economistas ainda veem alguma pressão de alta em função do exterior.
A escalada do dólar continuou em maio mesmo com uma ação mais contundente do Banco Central, por meio de leilões de swap cambial tradicional, que equivalem à venda de dólares no mercado futuro.
"O real não vai se descolar do ambiente externo. Se ele piorar, o real vai continuar se depreciando, e vice e versa. Claro que se a moeda subir acima de 2,05 reais ou se ocorrer uma ruptura, que leve a uma alta extrema, o BC deve voltar a atuar", disse o estrategista para América Latina do banco BNP Paribas, Diego Donadio.
Para ele, a moeda norte-americana pode se manter entre 2 e 2,05 reais nas próximas semanas, sendo que acima desse teto, o mercado já acredita que aumentam as possibilidade de o BC atuar, evitando uma valorização excessiva como fez este mês.
Com os leilões de swap cambial, a autoridade monetária fez com que a divisa voltasse ficar em torno de 2 reais depois de ter chegado a atingir um pico de 2,107 reais durante a quarta-feira da semana passada. A autoridade monetária, no entanto, fez sua última atuação no dia 25 passado.
O diretor executivo da NGO Corretora, Sidnei Nehme, por sua vez, citou ainda a possibilidade de o fluxo cambial continuar negativo, com uma maior saída de dólares do país, o que pressionaria a cotação.


Fonte: http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE84U07620120531

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.