quinta-feira, 31 de maio de 2012

Código Florestal

        Os deputados devem começam a analisar nesta terça (24) os 21 artigos alterados pelo deputado Paulo Piau (PMDB/MG) no texto aprovado no Senado como projeto de reforma para o Código Florestal. 
O texto apresentado pelo deputado apenas na última quinta (19) elimina a necessidade de recuperação da vegetação eliminada por atividades produtivas em rios de todos os tamanhos.Logo, agricultores podem ficar desobrigados de recompor estas faixas de proteção permanente, em todo o país. Tanto o texto aprovado na Câmara quanto o do Senado estipulavam que, para cursos d’água com até dez metros de largura, os produtores rurais devem recompor 15 metros de vegetação nativa.
        Manifestações – Protestos em série ocorreram em todo o Brasil nesse domingo (22) contra o projeto de Código Florestal em trâmite no Congresso. As manifestações contaram com a criatividade de milhares de pessoas que vêem na proposta que pode ser votada esta semana uma possibilidade de retrocesso histórico à proteção das florestas brasileiras.
     Críticas: Foi uma vergonha. A menos de dois meses da Rio+20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Câmara dos Deputados aprovou um Código Florestal que põe em risco a preservação das florestas brasileiras e passa por cima dos avanços ambientais das últimas décadas, como a obrigação de reflorestamento e as multas a quem desmatou áreas de preservação. A bancada do agronegócio fez o que quis com o texto e desfigurou o projeto aprovado no Senado, que era defendido pelo Palácio do Planalto. Impôs uma dura derrota ao governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.