quarta-feira, 2 de maio de 2012

Artes


Música e Cinema no Inhotim

10/04/2012
Concerto de Música Contemporânea e pré-estreia de filme movimentam o final de semana

Contemplando a programação cultural 2012, o Inhotim apresenta neste final de semana dois eventos inéditos. No sábado (14), às 14h30, acontece a pré-estreia, comentada pelos diretores, do filme Girimunho e no domingo (15), às 15h, o concerto Drumming (1970-71), obra considerada por muitos um marco na música do século 20. Os eventos serão apresentados no Teatro do Centro de Educação e Cultura Burle Marx e os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, 30 minutos antes de cada sessão.

Girimunho, dirigido por Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina, estreou em 2011 no festival de Veneza. Trata-se da história de duas senhoras no sertão mineiro fazendo o redemoinho da vida girar. Bastú perde o marido Feliciano e busca nos sinais do dia a dia e em suas lembranças sentimentos que irão ajudá-la nessa transformação. Maria carrega em seu tambor a alegria e a força de seu povo. Após a exibição do longa-metragem haverá sessão comentada com os diretores. O filme foi exibido também no MoMA, em Nova York, e premiado nos festivais de cinema de Veneza, Nantes, Mar Del Plata e Havana.

No domingo será apresentado no Inhotim o concerto Drumming (1970-71), de Steve Reich, um dos pioneiros da chamada música minimalista e um dos compositores mais influentes da música contemporânea. Reich é considerado ainda o inventor do ‘loop', técnica bastante difundida hoje, especialmente no cenário da música eletrônica. A obra é dividida em quatro partes que podem ser apresentadas separadamente. No Inhotim será apresentada a versão completa com duração de cerca de 60 minutos. A peça, dirigida por Fernando Rocha, será executada pelos Grupos de Percussão da Universidade Federal de Minas Gerais e Sonante 21, sendo este o primeiro grupo brasileiro a apresentar a versão integral da obra.

Todas as apresentações são gratuitas para os visitantes do Inhotim. A entrada no Instituto aos finais de semana custa R$ 28. (Meia-entrada válida para estudantes identificados e maiores de 60 anos). Crianças de até cinco anos não pagam. Os projetos do Instituto Inhotim são amparados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura -  Ministério da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.