terça-feira, 31 de julho de 2012

Postagem de Artes


Vik Muniz reproduz com lixo paisagem da Baía de Guanabara

Artista estimula as pessoas a doarem materiais recicláveis como uma forma de intervenção na instalação

Vik Muniz reproduz a Baía de Guanabara com lixo
Vik Muniz reproduz a Baía de Guanabara com lixo (Christophe Simon/AFP)
A Baía de Guanabara, reproduzida com milhares de dejetos, é a mais recente instalação do famoso artista plástico brasileiro Vik Muniz, em construção perto do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), durante a conferência Rio+20. É preciso subir em uma passarela a 10 metros do chão para apreciar a baía reconstruída com materiais recicláveis, como garrafas e sacolas plásticas, latas de cerveja e refrigerantes, embalagens de leite e envoltórios diversos.
A instalação de 30 x 40m começou a ser construída na sexta-feira e prosseguirá até o fim da cúpula, que reunirá entre 20 e 22 de junho mais de 130 chefes de Estado e de governo do mundo inteiro. Cabe ao público da Cúpula dos Povos, evento paralelo organizado pela sociedade civil no Parque do Flamengo, onde fica o MAM, levar o lixo utilizado para montar a instalação. "As pessoas podem apenas observar a obra ou participar, colocando elas próprias o material na instalação, sob a orientação dos monitores da minha equipe", explicou neste sábado à agência France Press o artista, de 50 anos.
"É uma construção estética coletiva a partir de coisas feias. O objetivo é convidar o público à criação desta imagem", acrescentou Muniz, que mora entre o Rio e Nova York.
"Não vou mudar o mundo com isto, mas é um espaço de reflexão sobre a cidade, a oportunidade de questionar o que podemos fazer com estes materiais aos quais não damos nenhuma importância", afirmou.
Muniz é conhecido por usar alimentos e lixo reciclado em suas obras de arte. Nascido em São Paulo, o artista tem entre suas peças mais conhecidas três réplicas de Leonardo Da Vinci: duas Mona Lisa feitas com geleia e com pasta de amendoim, e A Última Ceia feita de açúcar, arames e calda de chocolate.
No documentário Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar, Muniz revelou ao mundo os catadores de recicláveis no lixão de Gramacho, no Rio de Janeiro, o maior da América Latina, fechado este mês. O filme foi exibido em uma grande exposição dedicada ao artista em Avignon (sudeste da França). "Fiz algo parecido em Avignon: do alto de uma passarela instalada na igreja dos Celestinos, podíamos ver uma paisagem de ramos, flores secas e aromáticas, sob o modelo do semeador de Van Gogh. Cheirava muito bem, à Provence", lembrou.
(Com Agência France Press)
Fonte: disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/vik-muniz-reproduz-com-lixo-paisagem-da-baia-de-guanabara
Data de acesso: 31/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.