quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

28/02/2012 - 10:54

Propriedade intelectual

Yahoo acusa Facebook de violação de patentes

Rede social deve pagar taxas de licenciamento ou arriscar-se a um processo, diz jornal americano

 


          Funcionários do Yahoo e do Facebook se reuniram nesta segunda-feira para discutir o licenciamento de algo entre dez e vinte patentes que pertencem ao Yahoo. A companhia afirma que tecnologias utilizadas pela rede social – relacionadas a publicidade, personalização de sites e troca de mensagens – desrespeitam direitos exclusivos.
          O Facebook deve pagar taxas de licenciamento ou arriscar-se a sofrer um processo, de acordo com uma matéria publicada na noite desta segunda-feira pelo jornal americano The New York Times. "O Yahoo tem a responsabilidade, perante seus acionistas e funcionários, de proteger sua propriedade intelectual", escreveu um porta-voz da empresa ao jornal. "Ainda não tivemos a oportunidade de avaliar as reivindicações adequadamente", respondeu um representante do Facebook.
      Não se sabe quanto dinheiro está em jogo. Em 2003, o Yahoo adquiriu a empresa Overture Services, que processava o Google em função de patentes relacionadas a publicidade em ferramentas de busca. Depois da compra, o Yahoo fechou um acordo com o gigante de buscas. Na ocasião, recebeu 2,7 milhões de ações, antes da abertura de capital.
Batalhas envolvendo patentes já são lugar-comum entre fabricantes de celulares como Apple, Samsung, Microsoft e Google.

Fonte: url: disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/yahoo-acusa-facebook-de-violacao-de-patentes
Data de acesso: 29/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.